
Páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão ou pimenta secos e moídos. Muito popular em diversoso páises do mundo, o condimento é típico da culinária da Hungria. E não por acaso, o nome do ingrediente vem de uma palavra húngara que significa pimenta.
Como usar a páprica?
A páprica doce é assim chamada pois não é apimentada como a versão picante. De sabor bastante suave, ele é usada sobretudo para colorir diversoso pratos. Quem busca um gosto mais acentuado deve dar preferência a páprica picante.
Para os iniciantes na cozinha, experimente a especiaria em pratos simples, como arroz, batata assada ou em preparações com frango. Peixes, carnes, aves, canapês, ovos, tortas salgadas e molhos também podem levar o igrediente. Outra dica saborosa é salpicar páprica sobre batata frita.
É preciso tomar cuidado, entretanto, para não ferver o condimento, pois ele pode dar um gosto amargo aos alimentos. "A páprica pode ir ao fogo por pouco tempo, no máximo cinco minutos, e o ideial é acrescentá-la ao final da receita".
Batata frita com páprica
Igrediente Rei dos Condimentos:
Páprica Picante
Igredientes:
2 Batatas grandes
3 Colheres (sopa) de azeite
1/2 Colher (chá) de páprica picante
Sal
Preparação
- Corte as batatas em rodelas bem finas de modo a ficarem quase transparentes.
- Escorra bem as rodelas de batata e seque-as usando papel toalha.
- Aqueça o azeite numa grande frigideira e junte a páprica, mexendo constantemente para não grudar nem queimar.
- Adicione as rodelas de batata e frite-as numa só camda durante cerca de 5 minutos ou até começarem a ficar ligeiramente onduladas nas pontas.
- Retire as batatas da frigideria e coloque sobre o papel toalha.
- Povilhe sal a gosto e sirva em seguida.